Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Contemplação do Belo

  Nos tempos de hoje, não há mais tempo para a vida, não há mais tempo pra a existência e não há mais tempo para a beleza da simplicidade. Nos prendemos muito ao "TER", e enquanto, o "SER", é deixado completamente de lado. Ficamos estagnados com o cárcere de nós mesmos. Podemos resolver mil coisas, exteriormente, mas a resolução da interiorização de nós mesmos, não são solucionáveis. Talvez por motivo de não sabermos, desbloquear a nossa própria mente da alienação causada pelo avanço do "progresso" da ciência. Hoje, a vida se resume ao consumo e ao status. É triste pensar que nos perdemos dessa forma.
 Será tão difícil hoje as pessoas viverem em paz consigo mesmas, contemplando à bela existência de existirem??? Provavelmente não, pois há situações que trazem pertubações e frustrações. Mas, então por que não tirar proveito dessas situações desesperadoras pra crescer e se interiorizar, libertar à mente? 
 Vivemos a era da preocupação e da  ansiedade. Jesus Cristo tanto prevenia ansiedade como discursava sobre o prazer de viver. Dizia: "Olhai os lírios dos campos" (Mateus 6:28). Jesus queria que as pessoas fossem alegres, inteligentes, mais simples. Porém, assim como seus discípulos, nós não sabemos contemplar os lírios dos campos, ou seja, não sabemos extrair o prazer dos pequenos momentos da vida.
  A ansiedade estanca o prazer de viver. O maior desafio da educação não é conduzir  as pessoas a executarem tarefas e dominarem o mundo que as cerca, mas conduzi-las a liderar seus próprios pensamentos, seu mundo intelectual. Dizia Jesus:" Não andeis ansioso pelo dia de amanhã... Basta cada dia o seu próprio mal." Cristo é belo e sublime, e é ele que devemos contemplar, é ele que devemos seguir como exemplo as nossas vidas.
 "O ensinamento de Cristo relativo à ansiedade era sofisticado, pois, para praticá-lo, seria necessário conhecer uma complexa arte intelectual que todo ser humano tem dificuldade de aprender: A ARTE DE GERENCIAR SEUS PENSAMENTOS" ( Augusto Cury)

Carol Chades
*_*

Nenhum comentário:

Postar um comentário